ALÉXANDROS

ALÉXANDROS
Autor: Valerio Massimo Manfredi
Editora: Rocco


O Sonho de Olympias - "'Aléxandros' é a história do jovem e belo príncipe da Macedônia que seria um dia conhecido como Alexandre, o Grande, pelas numerosas conquistas no mundo antigo. Nascido em meados do século IV a.C., filho do rei Filipe II e de Olympias, princesa de Epiro, ele cresce na corte cercado por jovens de sua idade e é educado de acordo com as tradições da dinastia, com ênfase na coragem, força de espírito, resistência à dor, ao frio, ao cansaço e à fome. Este romance nos fala de um homem que foi considerado um deus por seus contemporâneos, conta seus sonhos ardentes e as violentas paixões que o consumiram até destruí-lo."


As Areias de Amon - "Este é o segundo volume da trilogia que conta a história do belo príncipe da Macedônia que seria conhecido como Alexandre, O Grande. O primeiro livro, 'O sonho de Olympias' , fala do nascimento à adolescência. Em 'As areias de Amon', entra em cena o grande general Alexandre Magno, que desafia e enfrenta o exército persa e parte para a conquista do Extremo Oriente. Vence a primeira batalha em Granico, mas seu mais feroz adversário, o mercenário general Mêmnon, consegue fugir do massacre, e desafia o jovem rei macedônio para um duelo. Um desafio que além de luta pelo poder envolve uma rivalidade no amor. Anteriormente, Alexandre havia capturado Barsine, a estonteante esposa persa de Mêmnon, por quem acabou se apaixonando perdidamente. O duelo dramático acontece em Halicarnasso. Mêmnon morre em circunstâncias misteriosas. Alexandre segue seu destino. A aventurosa marcha de Alexandre prossegue, e o jovem conquistador encontra-se face a face com o grande rei dos persas."


Os Confins do Mundo - "Em Aléxandros- Os confins do mundo-, Manfredi apresenta a última etapa da luta de Alexandre Magno pela concretização de seu sonho. O exército macedônio marcha rumo à Babilônia para desfechar o derradeiro golpe no coração do Império Persa. O jovem soberano-guerreiro, após encarniçadas batalhas e estratagemas de toda ordem, é reconhecido como imperador dos persas e se apossa do luxuoso palácio de Dario III. Mas, incompreendido até mesmo por seus companheiros mais próximos, Alexandre não quer que sobrem sinais do antigo poder e não hesita em encerrar um ciclo da história fazendo incendiar o palácio mais luxuoso do mundo."

A triologia Aléxandros é um romance sobre a vida de Alexandre o Grande.
Preciso começar dizendo que me surpreendeu muito! Quem me dera se na época da escola nos dessem livros como este para estudar para as provas de história.. Não que seja um livro para crianças, NÃO É! Mas bem que os livros da escola poderiam ser atraentes como estes. O livro é simplesmente PERFEITO do começo ao fim.

Tudo começa com um sonho que Olympia (mãe de Alexandre) teve antes de Alexandre ser concebido. Para quem não sabe, acreditava-se que Alexandre era dominado por um espírito (e eu não duvido..), e isso fica bem explícito  no livro através do sonho que Olympia teve. Óbvio que quem já conhece um pouquinho da história de Alexandre sabe que ele foi um homem extremamente inteligente,  foi príncipe da Macedônia, conquistou o maior império, invencível..!

Esse livro envolve guerras, amores, mitologia grega, conspirações, paixões, conquistas de impérios, tudo de forma muito equilibrada.
Não gosto muito de falar de livros em sequência porque me sinto presa, afinal a maioria das pessoas não gostam de saber o final da história, mas posso dizer que a leitura flui rápida! Não há como não enxergar o palácio, os campos de batalhas.. E como os personagens são muitos isso dá um rítimo a história que não fica monótona nunca!

Um dos melhores livros que já li na minha vida! Vale ressaltar que, até ler estes livros, eu não sabia nada da vida de Alexandre. Comprei essa coleção por querer conhecer melhor esse cara que o mundo inteiro fala tanto, e realmente Alexandre foi o cara..! Leitura muito envolvente! Dá sempre vontade de mais e mais e quando o terceiro livro termina a sensação é de que um amigo partiu..

Saudades "Xandy".. íntima



Personagem Preferido: Alexandre - óbvio! =P
Acabamento: Capa brilhosa e letras grandes. Os meus não tem abas, mas se muito não me engano já vi este livro com abas..

1 Pitacos:

Millena Bezzerra disse...

Os meus também não têm abas.

Gostei bastante da trilogia e fiquei muito mal quando Alexandre morreu, para ser sincera, eu estava apaixonada por ele e parecia que perdia alguém muito importante na minha vida, fiquei numa super deprê após a leitura.

Também li O Filósofo e O Imperador, é uma ficção que recria a suposta relação entre Aristóteles e Alexandre.


Aplausos para o Valerio Massimo Manfredi que soube fazer uma "biografia" deliciosa, o livro é muito bom, muito bom mesmo!!

Adorei a resenha.

http://amorporclassico.blogspot.com


up