As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon
Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago

"A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas. 
Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon. 
Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. 
Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. 
Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. 
Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha. 
As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. 
Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original."

...

Eu estava muito ansiosa para ler esse livro, então acabei lendo um atrás do outro e confesso que apesar de serem finos, quando cheguei na metade do 3º livro a leitura já estava cansativa, mas não desisti e por fim terminei de ler os 4 livros! \o/

O livro fala sobre a lenda do Rei Arthur e uma "guerra" de religiões, pela perspectiva de mulheres que fizeram parte da história.
A leitura vale apena, mas para mim teria sido ainda melhor se eu tivesse dado uma pausa entre os livros, conciliado com outro estilo de leitura, porque apesar de cada livro ter diversos acontecimentos, a trama segue um mesmo rítimo do início ao fim, não é um livro estilo Harry Potter que em um momento está tudo tranquilo, e daqui a pouco você está com o coração na boca, logo depois está dando risada e relaxado novamente. Não espere isso desse livro. Os acontecimentos são muitos mas o livro termina assim como começa, sem fortes emoções.. O que deixa as vezes o livro "morno".

Pode ser que eu tenha ido com muita sede ao pote, né? Na verdade eu de fato esperava mais desse livro, acho que fui influenciada por Aléxandros, e se tratando de autores diferentes acho que não deveria ter esperado tanto assim.. Mas a leitura não é ruim, eu é que fui com expectativas erradas.

De qualquer forma, mesmo que soubesse exatamente somo seria a leitura, eu teria lido porque gosto de romances históricos, é uma forma ótima de adquirir conhecimento, mesmo que seja só uma lenda como a do Rei Arthur, e vamos combinar que não é uma "lendazinha" qualquer! É O Rei Arthur, lenda sim, mas mega conhecido no mundo inteiro..!


Personagem Preferido: Tenho dúvidas.. rsrs, mas acho que foi Lancelote.. *-*

Acabamento: Capa fosca, com abas, folhas brancas e letras pequenas - cansou a visão um pouquinho..

2 Pitacos:

Millena Bezerra disse...

Esta série está aqui em casa só esperando uma oportunidade. Confesso que também tenho muitas expectativas...
Também já li Aléxandros e AMEI!

Beijos!

http://amorporclassico.blogspot.com

Teté disse...

MilenaAcho que meu erro foi por ter lido com expectativa de que fosse algo como Aléxandros.. E na verdade é e não é ao mesmo tempo, rsrs. Mas é uma boa obra!
Bj!


up